A pesquisar memórias da Data de 1-11-1982. Por favor aguarde...




Publicidade
Novo volume da colecção "Cartaxo 200 anos de concelho"
Gostou desta Galeria de Memórias? Partilhe-a com os seus familiares e amigos!
1-11-1982
Total: 47

  • Memórias Fotográficas




  • Publicidade


    Jornal de Cá
  • Pedro Camacho

    Registou uma memória biográfica de Marina Costa.


    "Educadora no ATL de Vale da Pedra. Natural de Vale da Pedra."

  • Pedro Camacho

    Registou uma memória biográfica de Rosário.


    "Diretora Técnica do ATL de Vale da Pedra nos anos 90"

  • Carlos Gaspar

    Registou uma memória biográfica de Maria Rosália Heitor Ferreira.


    "Nasceu no Cartaxo a 14/3/1930 e faleceu em Lisboa em 28 de Abril de 2016 tendo o seu funeral sido realizado para o cemitério do Alto de S. João onde os seus restos mortais foram cremados.

    Filha de Luis Mestre Ferreira e de Ernestina da Assunção Nunes Heitor Ferreira, o início da sua formação política começou no seio familiar ouvindo falar de injustiças. Sentiu cedo o peso da discriminação ao ver ser recusada a sua entrada na Escola Primária devido às convicções políticas republicanas e democráticas de seu pai pouco afectas ao Estado Novo.

    Escrevia em vários jornais regionais com o pseudónimo de Luís d'Alveijar mas para sustento da família era escrivão no tribunal. Aos 15 anos muda-se com a família para V.F.Xira e aí toma contacto com o neo-realismo indo depois para a Faculdade de Medicina de Lisboa, participando na direcção da associação académica e no MUD juvenil. Depois de licenciada exerce medicina no Alentejo em "Saude Pública"- Apoia a candidatura do general Humberto Delgado e é despedida da função pública.

    Voltou a estudar e foi frequentar Medicina Sanitária. Com uma bolsa de estudo foi para Paris onde convive com Maria Lamas. Aderiu ao MDM em 1977 e integrou delegações ao estrangeiro sendo uma referência na luta pela liberdade, democracia, justiça social e dignidade para as mulheres. Em 1964 integrou o grupo que pôs de pé o Jardim de Infância do Cartaxo tendo com mais duas médicas feito rastreios a crianças. Realizou acções de sensibilização no sentido de construir direitos para as crianças pobres. Mas estas acções levantaram suspeitas na PIDE e logo após o 25 de Abril de 1974 soube que toda a sua equipa estava numa lista para ser presa. Em 1971 fez o mestrado no Brasil com o estágio no Peru numa parceria UNICEF/FAO. Em 1971-73 representa Portugal na Jugoslávia numa conferência e no 25 de Abril de 74 chora de alegria e anda pelas ruas de Lisboa com o pai e uma amiga a distribuir cigarros e flores aos soldados.

    (Fonte: MDM)
    Contributo de Rogério Coito
    "

  • Maria Zelinda Duarte Pêgo

    Registou uma memória biográfica de Maria do Carmo.


    "Quinta da Aroeira"

  • Rui Miguel Freitas Bernardo

    Registou uma memória biográfica de Guilherme Barão dos Santos.


    "Antigo Presidente da Junta de Freguesia do Cartaxo e 2º Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo"