A pesquisar memórias de JESUÍNO MONTEIRO. Por favor aguarde...




Publicidade
Novo volume da colecção "Cartaxo 200 anos de concelho"
Não foram encontradas fotografias para essa pesquisa.
Gostou desta Galeria de Memórias? Partilhe-a com os seus familiares e amigos!
JESUÍNO MONTEIRO
Total: 0

  • Memórias Fotográficas




  • Publicidade


    Jornal de Cá
  • Carlos Gaspar

    Registou uma memória biográfica de Maria Rosália Heitor Ferreira.


    "Nasceu no Cartaxo a 14/3/1930 e faleceu em Lisboa em 28 de Abril de 2016 tendo o seu funeral sido realizado para o cemitério do Alto de S. João onde os seus restos mortais foram cremados.

    Filha de Luis Mestre Ferreira e de Ernestina da Assunção Nunes Heitor Ferreira, o início da sua formação política começou no seio familiar ouvindo falar de injustiças. Sentiu cedo o peso da discriminação ao ver ser recusada a sua entrada na Escola Primária devido às convicções políticas republicanas e democráticas de seu pai pouco afectas ao Estado Novo.

    Escrevia em vários jornais regionais com o pseudónimo de Luís d'Alveijar mas para sustento da família era escrivão no tribunal. Aos 15 anos muda-se com a família para V.F.Xira e aí toma contacto com o neo-realismo indo depois para a Faculdade de Medicina de Lisboa, participando na direcção da associação académica e no MUD juvenil. Depois de licenciada exerce medicina no Alentejo em "Saude Pública"- Apoia a candidatura do general Humberto Delgado e é despedida da função pública.

    Voltou a estudar e foi frequentar Medicina Sanitária. Com uma bolsa de estudo foi para Paris onde convive com Maria Lamas. Aderiu ao MDM em 1977 e integrou delegações ao estrangeiro sendo uma referência na luta pela liberdade, democracia, justiça social e dignidade para as mulheres. Em 1964 integrou o grupo que pôs de pé o Jardim de Infância do Cartaxo tendo com mais duas médicas feito rastreios a crianças. Realizou acções de sensibilização no sentido de construir direitos para as crianças pobres. Mas estas acções levantaram suspeitas na PIDE e logo após o 25 de Abril de 1974 soube que toda a sua equipa estava numa lista para ser presa. Em 1971 fez o mestrado no Brasil com o estágio no Peru numa parceria UNICEF/FAO. Em 1971-73 representa Portugal na Jugoslávia numa conferência e no 25 de Abril de 74 chora de alegria e anda pelas ruas de Lisboa com o pai e uma amiga a distribuir cigarros e flores aos soldados.

    (Fonte: MDM)
    Contributo de Rogério Coito
    "

  • Maria Correia

    Registou uma memória biográfica de Fernando de Oliveira Henriques.


    "Filho de António Baptista Henriques e de D. Gertrudes Duarte d'Oliveira Henriques. Nasceu a 7 de Julho de 1897. Proprietário, foi também o fundador do jornal Notícias do Cartaxo, que originará O Povo do Cartaxo."

  • Julio Marques

    Registou uma memória biográfica de Joaquim Heitor Faria.


    "Eng Quimico - funcionário EPAL
    amigo de Telmo Marques e José Painho
    Casado com Profª M. Prazeres , 2 filhos João Faria
    e Cristina Faria
    "

  • Levi Ramos

    Registou uma memória biográfica de D. Aida Cunha e Silva.


    "Poetisa
    Filha de Cunha 13
    "

  • Levi Ramos

    Registou uma memória biográfica de Marcos.


    "Filho Dr. Noronha, do Registo Civil"