A pesquisar memórias de JOAQUIM VALADA. Por favor aguarde...




Publicidade
Novo volume da colecção "Cartaxo 200 anos de concelho"
Gostou desta Galeria de Memórias? Partilhe-a com os seus familiares e amigos!
JOAQUIM VALADA
Total: 3

  • Memórias Fotográficas




  • Publicidade


    Jornal de Cá
  • Carlos Gaspar

    Registou uma memória biográfica de Carvalho.


    "Contínuo da Casa do Povo do Cartaxo"

  • Carlos Gaspar

    Registou uma memória biográfica de Francisco José Pereira.


    "Lê-se em "As Constituintes de 1911 e seus deputados" (Lisboa, Liv. Ferreira Editores) que Francisco José Pereira nasceu no Cartaxo em 18/7/1864, concluiu o curso em Coimbra e foi director durante 17 anos dos jornais "Provinciano" e "Ribatejo" ambos editados no Cartaxo. Acérrimo propagandista republicano respondeu várias vezes em processos de imprensa e pela sua acção "republicanizou totalmente o concelho do Cartaxo, que já antes da proclamação da República era considerado em todo o distrito de Santarèm, um baluarte da democracia". A sua bisneta drª Hélia Viegas guarda o espólio do seu bisavô e (ouvi eu) que era onde ela entendia que o espólio devia estar à guarda era do Cartaxo.

    Contributo de Rogério Coito.
    "

  • Carlos Gaspar

    Registou uma memória biográfica de Marcelino Mesquita.


    "A 1 de Setembro de 1856, faz hoje precisamente 160 anos,nascia no Cartaxo um menino filho de António e de Ana Inácia a que foi posto o nome de Marcelino António da Silva Mesquita, mas q pela vida fora se tornou conhecido por Marcelino Mesquita.

    Formado em Medicina, foi político republicano em tempos de monarquia, jornalista e poeta, e acima de tudo talvez o mais fecundo autor dramático teatral do seu tempo.

    A sua memória ainda hoje é lembrada, quer nas obras q deixou quer no bronze esculpido por mestre Leopoldo de Almeida em frente (e de frente) para a Câmara Municipal.

    Por isso lhe assentam bem as palavras do seu colega Casona quando escreveu: "morto por dentro mas de pé (na memória) como as árvores".

    Contributo de Rogério Coito.
    "

  • Manuel Estrada

    Registou uma memória biográfica de José Barateiro.


    "Falecido"

  • Levi Ramos

    Registou uma memória biográfica de D. Aida Cunha e Silva.


    "Poetisa
    Filha de Cunha 13
    "